O que é Terapia Holística?

Num mundo globalizado, onde as limitações de aprendizado são praticamente inexistentes, a terapia holística entrou de sola. Alguns podem perguntar o que globalização tem a ver com terapia holística. Eu digo que simplesmente tudo. Com a globalização passamos a ver o mundo como uma coisa só, estamos aprendendo a entender o todo, o conjunto e a não mais pensarmos em separado.


Não existe mais tempo para individualização neste mundo globalizado. Do mesmo modo acontece com a terapia. Você precisa entender o conceito de holístico antes de mais nada. Holos quer dizer inteiro. Com este novo modelo de aprendizagem e trabalho global, passamos a entender o ser humano como um ser inteiro, ao invés de esquartejarmos o indivíduo.


A medicina tradicional tem um especialista para cada sistema do corpo físico. O que é maravilhoso, já que ele é capaz de entender muito ou quase tudo a respeito daquele sistema. Não vai, aqui, crítica alguma à medicina. Porém, o médico do coração pode dar um remédio que afeta o estômago, daí, você precisa consultar um endocrinologista para cuidar do aparelho digestivo e assim, sucessivamente.


O mais importante, ao meu ver, é entender que a ciência cuida do corpo físico, mas o ser humano é mais que isso. Nós somos feitos de corpos sutis; de energia; de mente e não apenas de cérebro; de chacras e não somente de coração e outros sistemas conhecidos. É aqui que a terapia holística entra para ficar.


Se existe uma doença no seu corpo físico, ela nasceu, antes de tudo, na sua mente e comprometeu o seu sistema energético. O corpo físico doente é a consequência de complexos energéticos comprometidos por uma mente inconsciente repleta de paradigmas deturpados. Esta é a melhor definição de doença que posso te dar. Daí o tão famoso ditado chinês: “Mente sã, corpo são.”.


Quando você tem paradigmas deturpados (crenças limitantes) na sua mente inconsciente, isso cria um caminho neural no seu cérebro que afeta toda a sua energia, passando esta informação para os corpos sutis. Assim, a longo prazo - e às vezes, não tão longo assim - o corpo físico vai recebendo este veneno psíquico, até que as células comecem a perder sua forma saudável original, gerando a doença.


Muitos vão perguntar, e quanto às doenças de nascença ou as genéticas? O processo é o mesmo. Você é uma consciência e vida após vida você vai apenas somando mais e mais consciência. Mesmo um bebê, traz na sua energia crenças limitantes e também, através do DNA etérico, de onde recebe informação de seus ancestrais. Isso é doença genética vista pela ótica holística.


A função da Terapia Holística é eliminar as crenças negativas, mudando os caminhos neurais no seu cérebro, alterando o complexo energético e, assim, afetando, positivamente, o corpo físico. Aqui, você pode compreender que a Terapia Holística trata o ser humano como um inteiro.


Vale lembrar que a terapia holística não é inimiga da medicina, bem pelo contrário, ela vem somar, potencializar todo e qualquer tratamento médico. Uma vez a doença instalada no corpo físico, a medicina faz-se necessária. Porém, a terapia holística, tratando a causa, ao invés dos sintomas, corrobora para a eficácia do tratamento médico. Os dois em conjunto, trazem a você uma cura mais rápida e eficaz, porque, mesmo após um tratamento médico, quando você não muda os paradigmas da mente inconsciente que causaram a doença, ela poderá voltar.


Texto por Rosangela Phoenix.

PREPARADO PARA ATIVAR AGORA A SUA MELHOR VERSÃO?